sexta-feira, 11 de julho de 2014

911 a historia de um mito...

Porsche 911 Turbo S (991) Safira Blue
Pois bem oque eu posso dizer sobre o 911?O que falar sobre esse mito?Essa lenda?Esse clássico?Talvez o Porsche "de rua" mais emblemático da historia.O que é tão apaixonante nele?Talvez o seu Boxer 6 cilindros,talvez seu farol simples porém clássico,talvez o seu ronco,ou as suas formas que são clássicas e inovadoras ao mesmo tempo?Clássicas pois desde 1964 seu desenho tem um formato parecido,inovadoras pois mesmo com o mesmo desenho foi capaz de se fazer tantas gerações.

Porsche 911 Carrera 4S 
Mas que ele é realmente apaixonante é,prova disso são seus 50 anos de historias,suas várias aparições em filmes,e sua legião de fãs que criticam positivamente e negativamente cada mudança feita com o passar de gerações,por todo o mundo o 911 é sempre conhecido como um mito.Sera que Ferdinand Porsche em vida imaginou que sua marca  poderia ser capaz de fazer um carro de tamanha reverencia no mundo?

Essa é a matéria especial que fiz para o Mito,a Lenda,o Clássico Porsche 911.


Porsche 911 GT RS


O Porsche 911 foi feito pela 1° vez em 1964 como um sucessor do 356 e lançou no Salão do Automóvel de Frankfurt de 1964 com o nome de 901 porém a Peugeot que tem o direito de colocar o nomes em seus carros com números de 3 dígitos com o zero no meio (como 306,307,308,408 e etc.) ordenou que fosse retirado esse nome do carro,então a Porsche resolveu colocar 911.Como o motor 6 cilindros Boxer que é mantido até hoje o 911 até 1997 (996) era refrigerado a ar.
Ele tinha 130hp e chegavam a incríveis 209km/h.

Porsche 911 em frente ao showroom de São Paulo.
Um vencedor experiente entra na linha de produção: dez anos após a sua estreia, os engenheiros da Porsche fizeram a primeira renovação profunda do 911. O "modelo G" foi produzido entre 1973 e 1989: uma longevidade superior à de qualquer outra geração do 911. Entre as suas características mais distintivas estavam os pára-choques equipados com foles, que eram indispensáveis tecnicamente para satisfazer as mais recentes normas de testes de colisão dos Estados Unidos deste período. A segurança dos ocupantes aumentou ainda mais com a introdução de cintos de segurança de três pontos de série e também através dos bancos com apoios de cabeça incorporados.
911 Turbo S



Um dos marcos mais impactantes do 911 foi o lançamento em 1974 do primeiro 911 Turbo com motor 3.0 de 260hp e um enorme spoiler na traseira na qual fez o Turbo ser marca registrada da Porsche.O motor voltou a "sofrer" melhorias em 1974 o 911 recebeu motor 3.3 com 300hp e se tornou o melhor da época.E desde 1982 pode se comprar o 911 Cabriolet versão conversível do coupé. O 911 Carrera Speedster, lançado em 1989, parecia um lendário modelo Porsche dos anos cinquenta.

Após quase 15 anos sem alterações muitos temiam o seu fim,a Porsche lança o 911 Carrera 4 (964) em 1988 que teve mais de 85% das  peças revistas o q fez ele ser sustentável e muito mais
911 997
moderno.O motor Boxer 3.6 a ar tinha 250hp,alem dele ter ABS,direção assistida,tiptronic e airbags.
Uma grande diferença do novo 911 era o facto de, desde o início, o Carrera 4 estar disponível com tracção às quatro rodas.Produzido inicialmente com o motor Boxer 6 cilindros 3.3,o Turbo foi melhorado em 1992 para um modelo mais potente 3.6, com 360 cv de potência. Hoje em dia, o 911 Carrera RS, o 911 Turbo S e o 911 Carrera 2 Speedster são modelos  muito comuns entre coleccionadores.
(911) Gemballa Avalanche

O 911 993 foi o primeiro 911 a ter motor bi-turbo.O Porsche 911 GT2 foi feito a pensar nos puristas de carros esportivos que gostam das emoções fortes das altas velocidades.E ainda mais o 993 targa vinha com uma novidade que era o teto que deslizava para atrás além de ser o ultimo a ser refrigerado a ar.

O 911 996 foi produzido de 1997 a 2005 e foi um modelo que mudou muito em relação aos outros pois seu farol "escorrido",o motor tinha 300hp o 911 GT3 se tornou um destaque entre os modelos.

Em julho de 2004 foi apresentado o 911 997 Carrera e Carrera S.O Carrera com motor 3.6 de 325hp e o Carrera S com 355hp além de contar com o PASM (Porsche Active Suspension Management.

O 911 991 foi o ultimo a ser lançado desse que é um dos maiores clássicos não apenas na Porsche mas também na historia automotiva apresentando pneus mais largos,sulcos maiores,entradas de ar maiores, alem do motor de 400hp 3.6 Boxer.

Porsche 911 é um mito,um clássico,uma lenda que nunca será esquecida ou será ultrapassada por nenhum carro de nenhuma outra marca ou de nenhum outro Porsche.

Fotos:Mattt2602
Ass:Mattt2602 M.C.P





Nenhum comentário:

Postar um comentário